Meus Filmes Coreanos Favoritos

Muita gente conhece as peculiaridades do povo japonês, como o Spiderman e o Violeiro Espacial, tentáculos, samurais, noodles, pervertidos nos metrôs e o Godzilla. Mas nem todos sabem que na verdade os coreanos são muito mais “peculiares” que os japoneses, que na verdade só são mais populares. Aqui estão alguns exemplos de bons filmes coreanos:

Oldboy

Oldboy, fazendo perguntas com seu martelo

Oldboy, fazendo perguntas com seu martelo

Esse é o meu favorito, talvez o mais popular filme coreano fora da Coréia. Esse filme faz parte de uma tal trilogia da vingança, mas não lembro a ordem dos filmes, e também não lembro o nome do diretor e estou com preguiça de perguntar pro google. Esse filme na minha humilde opinião é perfeito em todos os detalhes. Para mim, Oldboy é para os filmes o que Life on Mars é para os seriados, algo totalmente único.
O plot do filme é simples: um cara normal, vivendo sua vida normal em um dia normal é sequestrado por sequestradores normais, que o aprisionam num quarto durante sei lá quantos anos ( mais ou menos 20 se não me falha a memória). Neste quarto só tem uma televisão, e lhe é servida a mesma comida todos os dias. Um dia ele fica puto e decide que vai fugir e foder com todos os filhos da puta que prenderam ele sem motivo algum. De fato ele foge e começa sua procura pelos tais filhos das putas, e pelo caminho como de praxe ele conhece uma gostosinha que resolve ajudar ele (sem contar os favores sexuais). Até então o filme não tem nada demais, mas é legal ver ele torturar pessoas para conseguir informações, usando métodos antigos porém eficientes de tortura, como arrancar dentes e quebrar dedos.
Mas o que faz o filme tão interessante é a motivação dos personagens: nada é o que aparenta ser, e infelizmente eu não posso entrar em maiores detalhes sem entregar a história. Mas como esse filme faz parte da tal trilogia da vingança, é seguro dizer que tudo que acontece no filme é resultado de alguma vingança, ou a vingança propriamente dita. Neste filme você encontra sexo, violência desnecessária, paranóia, obsessão, incesto, multilações e uma séria de outras características que fazem um filme perfeito para toda a família.

The Host

O herói do filme, antes de começar sua carreira de matador de monstros.

O herói do filme, antes de começar sua carreira de matador de monstros.

Esse é o mais popular filme coreano dentro da Coréia, e é o primeiro filme coreano que eu vi e também o filme que me inspirou a procurar filmes de outros países. Este filme não é maravilhosamente insano como Oldboy, mas é realmente muito bom. Seu plot é super simples: um cientista maluco joga um produto químico num rio e obviamente um monstro mutante gigante nasce.

O tal monstro, como todo bom monstro, inicia seu ataque na maior cidade do país em que ele reside, no caso Seoul. Após o primeiro ataque, quando o monstro então decide retornar para a segurança de sua toca, ele resolve levar uma garotinha pra servir de aperitivo. Pro azar do monstro, essa garotinha pertence a uma família que não aceita esse tipo de afronta de monstro nenhum: eles resolvem caçar o bixo para recuperar o aperitivo, digo, a garotinha.
O que eu mais gostei do filme é que o filme não é americano, porque depois de tantos anos vendo filmes de americanos salvando o mundo, nós sabemos muito bem como os americanos reagem à invasões de monstros gigantes. Mas esse filme é sobre coreanos, e o jeito como eles fazem as coisas, o jeito que eles pensam e matam monstros é totalmente diferente dos americanos.

My sassy girl

O par romântico do filme, em momento de ternura

O par romântico do filme, em momento de ternura

Acho que esse é o único filme coreano que eu vi que não tem nenhum tipo de multilação ou assassinatos em massa. É na verdade uma comédia romântica, e uma ótima comédia romântica. Eu não sou muito fã deste tipo de filme, mas tenho que admitir que My sassy girl é excelente. E mais uma vez, o que fez esse filme interessante para mim é simplesmente o fato de ser um filme sobre coreanos. Esse povo é realmente diferente dos brasileiros, ou qualquer outro povo neste mundo afora.
O plot do filme é o seguinte: um cara está no metrô voltando pra casa, e essa menina completamente bêbada começa a vomitar em todo mundo. Antes de desmaiar ela olha pra ele e diz “meu amor!”, e todos no trem acham que eles são namorados. Ele é meio que obrigado à ajudá-la e acaba a levando para um hotel. Mas aí ela acorda no hotel e acha que foi seqüestrada, e o coitado do coreano é preso. Mas depois eles se entendem, e começam uma relação de amor e ódios, ao melhor estilo coreano.
O filme é bem diferente das comédias românticas americanas, tem um estilo próprio e conta com a peculiaridade nata dos coreanos. E claro, a atriz principal é uma gatinha =D.

Sympathy for Mr Vengeance

Sr Vingança (no meio) e amigos.

Sr Vingança (no meio) e amigos.

Esse filme também faz parte da tal trilogia da vingança, e é mais um clássico exemplo de como os coreanos são mais malucos que os japoneses.
O enredo do filme é meio esquisita: tem um cara surdo-mudo que resolve sequestrar uma menina pra pagar o transplante da irmã que está morrendo. Acontece que a menina nem sabe que foi sequestrada, porque o surdo-mudo e sua namorada a tratam muito bem, e mentem pra ela que o pai dela está viajando e que eles são parentes dela. Mas depois de um tempo a menina morre acidentalmente, e o surdo-mudo então resolve vender um rim pra pagar o transplante. Acontece que os tais médicos tiram o rim dele e desaparecem sem dar dinheiro algum. Nisso o pai da menina está procurando o surdo-mudo para se vingar da morte da garota, e o surdo-mudo esta procurando os médicos que sacanearam com ele pra se vingar do rim roubado. Não posso falar muito mais que isso, mas prometo que tem muito sangue, torturas, multilações e peitinhos de coreanas. Outro filme para a família toda assistir.

Memories of murder

Gene Hunt e Sam Tyler fazendo perguntas

Gene Hunt e Sam Tyler fazendo perguntas

Baseado em fatos reais, este filme conta a história de um serial killer que aterrorizou a Coréia por alguns anos. O filme é contado pelo ponto de vista dos principais policiais encarregados do caso, mas ambos policiais não se entendem muito bem, ao melhor estilo Gene Hunt e Sam Tyler. O filme é bom, mostra um pouco de como a Coréia era uns anos atrás, com um ponto de vista mais realista. A história é meio agonizante, os policiais sabem muito bem quando e como o assassino vai matar alguém, mas não conseguem fazer nada para impedir o cara. Enfim, é um ótimo filme, mas não é exatamente um filme feliz.

Sympathy for Lady Vengeance

Senhora Vingança, procurando por amigos

Senhora Vingança, procurando por amigos

Como o nome já diz, esse filme faz parte da tal trilogia da vingança. Mas dessa vez a vingança não é física como em Sympathy for Mr Vengeance: é uma vingança mais técnica, e bem elaborada.
A vingadora deste filme é uma mulher que é usada de bode expiatório num sequestro e vai presa no lugar do verdadeiro criminoso. Ela na cadeia muda completamente de personalidade, vira uma pessoa calma e prestativa, e é amada por todas as outras presas e policiais. Claro que isso já fazia parte da vingança dela, e o filme mostra como ela pacientemente construiu sua vingança ao longo dos anos, como ela manipulou tudo e todos para a execução majestosa de sua vingança.
Mas fique tranquilo, apesar de ser um filme menos violento que os outros dois, tem sangue de sobra pra todo mundo. Sem contar que neste filme os personagens são muito mais dementes que no Sympathy for Mr. Vengeance (apesar de Oldboy continuar imbatível).

8 comentários em “Meus Filmes Coreanos Favoritos

  1. Adoro tudo oque é relacionado ao Japão e á Coréia!
    Um filme que eu gosto muito é a comédia romantica “My Little Bridge”! Mas também sou louca por “Seducing Mr. Perfect”!
    “Bestseller” é um suspense que eu ainda nao assisti, mas adorei a sinopse! =p
    Tem um filme que é com o mesmo ator de My Sassy Girl, o nome é “Speed Scandal” e é um dos melhores filmes que eu já vi! *-*
    Minha lista de filmes coreanos é imensa! “Love So Divine” e “More Than Blue” com Kwon SangWoo, “Antique”, “My Tutor Friend”, “The Beast And The Beauty”, “He Was Cool”, “Bandage”, “Sweet Lie”, “Frivolous Wife”, e uns que eu aidna vou assistir como “Hello My Love”, “Oh! Happy Day”, “Baby And Me” e “The Case Of Itaewon Homicide” com o divino do Jang Geun Suk!
    Pra quem gosta de ação, Ninja Assassino é muito foda (sem falar que é com o Bi Rain e com o Lee Joon [/MEUSMEUSMEUSMEUSMEUSESÓMEUS!])

    Tá bom, eu me empolgei um pouco néé! m(__)m

  2. P.S.: Desculpa, cometi um pequeno errinho, “Bandage” não é coreano é japones!
    É que eu fui vendo os que eu mais gostava aqui da minha pasta de filmes e ai Bandage tava lá e eu gosto muito desse filme! Além de ser com o Jin Akanishi (oque já faz do filme perfeito), sei lá eu gosto da história… só acho o final meio brochante, mas enfim…!
    Desculpa de novo m(__)m

  3. I used to be more than happy to search out this internet-site.I wished to thanks to your time for this glorious learn!! I positively having fun with each little bit of it and I have you bookmarked to take a look at new stuff you weblog post.

  4. parece que te gustan las peliculas de mismos directores, como Park, Chan-wook de Old boy y la serie de vengaza y de otro Bong, Joon-ho de Las memorias de asesino. De acuerdo para los coreanos son unos de los mejores. :)

  5. Depois que vi a trilogia da vingança, peguei gosto por filmes coreanos e tenho vários ainda na fila pra conferir. Os que vi recentemente e recomendo muito são: Akmareul boatda (I Saw Thje Devil), Chugyeogja (The Chaser) e Ajeossi (The Man From Nowhere). Todos excelentes, mas se for pra escolher um, fique com I Saw The Devil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>